domingo, 2 de maio de 2010

INSÔNIA

Dormir é parte fundamental da vida. Praticamente dormimos um terço de nossas vidas. Calcula-se que 60% das pessoas têm problemas relacionados com o sono.
A quantidade e a qualidade do sono e do repouso alcançados produzem um efeito direto sobre os nossos níveis de energia e de eficiência durante as horas em que estamos acordados.
A seguir faço um relato de alguns pontos importantes do livro Uma boa noite de sono, de Deepak Chopra:
A maioria dos distúrbios do sono é conseqüência de desequilíbrio em algum setor de sua vida. Remova os elementos tóxicos, sejam eles substancias que ingere (remédios, alimentos, etc.), sejam os relacionados a outras fontes de tensão, e você terá encontrado uma maneira fácil e eficaz de fazer com que o sono se transforme numa experiência agradável.
 Atitude – Não se force a adormecer. Não fique se controlando ou fazendo comentários sobre a dificuldade para dormir. E pare de olhar o relógio! A melhor atitude a ser adotada quando se deita na cama é “não se preocupar”. Mesmo que você não esteja dormindo, o corpo está obtendo o descanso de que precisa.
 Os ritmos da natureza – Manter o corpo em sintonia com os ritmos da natureza é imprescindível para se ter uma boa noite de sono. Os ritmos da natureza são chamados ritmos circadianos, se refere aos movimentos naturais da Terra, do Sol, da Lua e das estrelas, ao ciclo das estações e ao vaivém das marés. A mesma inteligência que dá perfeição a estes movimentos, também atuam em nós. O sono ajuda a alinhar nossa mente e corpo com os ritmos da natureza. Devemos planejar um horário regular para dormir e acordar, uma alimentação noturna que melhore o processo de digestão e eliminar toxinas da sua vida: alimentares e emocionais.
 Estabelecer uma rotina – Ao estabelecer um horário regular para dormir e acordar, você estará criando condições para ter um sono constante e reparador. Os horários podem variar de pessoa para pessoa, dependendo das características de cada tipo de corpo, do estado mental e das condições de vida. Arranje 30 minutos por dia para tirar um cochilo. Pode ser um recurso eficaz para repor as energias e manter o sono noturno regular e proveitoso. A meditação é um recurso bastante eficaz para liberar as toxinas emocionais de seu corpo. Medite durante 15 minutos, duas vezes ao dia. Caminhe rápido durante 30 min, todos os dias. O horário ideal para as caminhadas é pela manhã. A prática da ioga ajuda a regular as funções internas do corpo e serve para fazer a síntese do corpo com o ambiente externo.
 Outras rotinas:
 Jantar leve, até as 19 hs.
 Faça uma caminhada curta depois do jantar de 5 a 15 minutos.
 Evite atividades movimentadas ou excitantes à noite. Aproveite as horas antes de dormir para diminuir o ritmo e relaxar.Não se sinta obrigado a terminar todas as tarefas antes de ir para a cama.
 Evite ver televisão à noite. Pode trazer estímulos em demasia para a visão, para a audição e para a função mental global.
 Comece a preparar-se para dormir 30 min antes de ir para a cama: leitura (não na cama), escovar os dentes, massagear o corpo e tomar um banho morno.
 Banho de banheira com água morna e óleo de essências como lavanda, sândalo e baunilha. É aconselhável aplicar essência também pelo quarto.
 Depois do banho beba algo morno. Uma xícara de leite com nós-moscada e mel é uma maneira excelente de estimula as substâncias químicas do cérebro que induzem ao sono.
 Nos fins de semana mantenha o ritmo de dormir e acordar no mesmo horário, e à tirar um cochilo .
 Crie uma atmosfera agradável e tranqüila em seu quarto e evite assistir à televisão, usar internet, jogos eletrônicos e ver e-mails antes de dormir. O modo como o quarto e a cama são arrumados produz acentuados efeitos nos padrões de sono. O quarto deve ser visualmente agradável, com cores que provocam efeitos psicológicos na mente e no corpo, como o azul e tons castanhos. Mantenha o quarto limpo e fresco e a cama bem-arrumada.
 O uso de óleos da aromaterapia, antes de ir par a cama, ajuda a relaxar e estimula os feromônios do sono. Odores tranqüilizantes: lavanda, jasmim, laranja, rosa, cravo-da-índia, manjericão. Espalhe esses perfumes no ar e aplique uma ou duas gotinhas de óleo na testa ou na têmpora. Os fenomônios são hormônios regulados pelas emoções, e que estimulam o hipotálamo a ativar ou inibir centros nervosos como a batida do coração, pressão arterial, sede , apetite, emoções e o ciclo do sono e da vigília.
 Sons suaves ou sons da natureza ajudam você a adormecer. A medicina indiana nos diz que a terapia do som leva o corpo humano a entrar em alinhamento com o corpo cósmico: quando os ritmos internos do corpo humano estão em sincronia com os ritmos circadianos da natureza, o resultado é um sono tranqüilo, sem esforço.
 Alimentos:
 Frutas. Evite maçã e pêra, rapidamente digeridas e pode fazer você acordar com fome. Prefira laranja banana, pêssego, melão, morango, ameixa).
 Vegetais. Somente cozidos. Crus produzem muitos movimentos intestinais. Beterraba, cenoura, batata-doce e ervilha são propícias ao sono.
 Grãos. Prefira arroz e trigo. Milho, cevada, centeio podem prejudicar o sono.
 Leguminosas. Reduza a ingestão de todas leguminosas, com exceção de queijo de soja (tofu).
 Carnes e peixes. Galinha caipira, peru e peixe em geral são ótimos para o sono, sem a pele.
 Removendo os elementos tóxicos. Entre as toxinas físicas estão o cigarro, o álcool em excesso, o açúcar refinado e as drogas de uso social, além dos alimentos enlatados e aqueles que contem conservantes. Entre as toxinas emocionais estão a raiva, a hostilidade, o medo, a culpa e a depressão. Passos para livrar-se das toxinas emocionais:
 Assuma a responsabilidade de suas emoções, em vez de colocar a culpa nos outros.
 Testemunhe suas próprias emoções concentrando-se nas sensações que elas acarretam em seu corpo.
 Dê nome ás suas emoções para saber exatamente quais são – raiva, hostilidade, medo, culpa, depressão. Evite expressões que signifiquem auto-piedade: “maltratado”, “abandonado”, “ofendido”.
 Compartilhe suas emoções com os seus entes queridos.
 Comemore e siga em frente.
 As emoções tóxicas são geradas quando uma necessidade essencial do ser humano não está sendo satisfeita.
 Identifique qual é esta necessidade fundamental – segurança, realização pessoal, amor, desejo de pertencer, auto-estima, criatividade, espiritualidade.
 Determine a melhor maneira de satisfazer essa necessidade.

Remédios Caseiros de Nossas Avós, de Thomas Courten, nos dá as seguintes dicas:
 Óleo de boa noite. Coloque 5 dentes de alho amassados em meio litro de azeite de oliva, deixe uma semana. Antes de ir dormir massageie os pés com algumas gotas deste óleo.
 Alimentos que favorecem o sono são os ricos em magnésio, que agem como relaxante: frutas secas, chocolate, peixe, salada verde.
 Leite quente com mel e canela em pó.
 Flor de laranjeira. Água de flor de laranjeira ou o chá.
 Coloque um saquinho de algodão com flores de laranjeiras, rosas e camomila debaixo do travesseiro.

Efeito Terapêutico de Nutrientes, de Dr.Lothar Burgerstein, nos auxilia com conselhos importantes:
 Comer arroz integral, salada verde em uma pequena refeição contem o aminoácido triptorfano, que é calmante.
 Uma refeição rica em proteína, contem muita tirosina, que é estimulante. Melhor evitar.
 Receita para substituir o sonífero: uma xícara de leite morno com mel, 1 comp de 200mg de cálcio, 1 comp de 100mg de magnésio, 1000mg de inositol, 500mg de vit.C, e de manhã 1 comp de 100mg de vitB6.
 O cálcio tem um efeito calmante muito pouco conhecido. O cálcio e o magnésio protegem de câimbras noturnas. O inositol pode ser considerado como um calmante natural. Resolve problemas de insônia e de medo. A vitamina C tem um efeito que desfaz o medo, como foi mostrado com EEG.
 Lembre-se uma noite com insônia, porem relaxado, sem discordar da falta de sono, tem o mesmo efeito físico de 4 horas de sono normal. Se não dormir relaxe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário